sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ditado para sondagem na alfabetização

Ano: 1º e 2º ano.

Tempo estimado: Uma aula.

Objetivo: Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis.

Material necessário: Papel e lápis.

Desenvolvimento: Atividade deve ser feita individualmente. Chame um aluno por vez e explique que ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que você vai ditar. Escolha palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc. O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba. Ao ditar, NÃO marque a separação das sílabas, pronunciando normalmente as palavras. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente.

Tematização: A escolha das palavras do ditado deve ser muito cuidadosa. Evite palavras que tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI, por exemplo, por causar um grande conflito para as crianças que estão entrando no Ensino Fundamental, cuja hipótese de escrita talvez faça com que creiam ser impossível escrever algo com duas ou mais letras iguais. Por exemplo: um aluno com hipótese silábica com valor sonoro convencional, que utiliza vogais, precisaria escrever AAAI. Os monossílabos ficam para o fim do ditado. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão se recusar a escrever se tiverem de começar por ele.

Confira 3 sugestões de grupos de palavras e frases para o ditado:

Sugestão 1: centopeia, joaninha, formiga, minhoca, abelha, lesma, grilo, rã.
                 "A formiga mora no jardim".    

 Sugestão 2: mussarela, escarola, tomate, palmito, presunto, alho, atum.
                 "Comemos pizza de mussarela com tomate".

Sugestão 3: refrigerante, mortadela, presunto, manteiga, queijo, suco, pão.
                "No lanche de hoje teremos pão com mortadela".

Observação: fique atento às reações dos alunos enquanto escrevem e anote o que eles falam, sobre tudo de forma espontânea, isso pode ajudar a perceber quais as ideias deles sobre o sistema de escrita. A cada palavra ditada, peça para que o aluno leia em voz alta o que acabou de escrever.

Avaliação:Finalmente, analise qual hipótese de escrita o aluno demonstrou na atividade.

Bibliografia:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/escrita-pelo-aluno-alfabetizacao-inicial-641238.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário